Fundcoop-removebg-preview

Cooperativismo

História do Cooperativismo

O início de um grande movimento
No século 18, a Revolução Industrial na Inglaterra transformou expressivamente a relação do homem com o trabalho. Além do avanço tecnológico, a mão-de-obra perdeu grande poder de troca. E os baixos salários, aliados à longa jornada de trabalho, trouxeram muitas dificuldades socioeconômicas para a população.

Na busca de superação dessa crise, surgiram, entre a classe operária, líderes que criaram associações de caráter assistencial, masnão obtiveram sucesso.

Os trabalhadores insistiram em encontrar novas formas de se organizar, de forma que o respeito aos valores do ser humano pudesse ser um caminho para ultrapassar as dificuldades.

Foi assim que, em 21 de dezembro de 1844, no bairro de Rochdale, em Manchester (Inglaterra), surgiu a primeira cooperativa da história. A iniciativa se concretizou pela união de 28 tecelões que economizaram mensalmente uma libra de cada um dos participantes da cooperativa, durante um ano. A instituição recebeu o nome de “Sociedade dos Probos de Rochdale” e criou os princípios morais que são considerados, até hoje, a base do cooperativismo autêntico.

A partir dessa primeira experiência, o cooperativismo evoluiu e definiu uma nova forma de pensar o homem, o trabalho e o desenvolvimento social. Por sua forma igualitária e social, o movimento é aceito por todos os governos e reconhecido como fórmula democrática para a solução de problemas socioeconômicos.

Símbolo universal
O símbolo do cooperativismo é formado a partir da união de vários elementos:

Um círculo abraçando dois pinheiros, que indica a união do movimento, a imortalidade de seus princípios, a fecundidade de seus ideais e a vitalidade de seus adeptos.

Tudo isto marcado pela trajetória ascendente dos pinheiros que se projetam para o alto, procurando subir cada vez mais.

Antigamente, o pinheiro era tido como um símbolo da imortalidade e da fecundidade, pela sua sobrevivência em terras menos férteis e pela facilidade na sua multiplicação.
O círculo representa a vida eterna, pois não tem horizonte final, nem começo, nem fim.
O verde-escuro das árvores lembra o princípio vital da natureza.
O amarelo-ouro simboliza o sol, fonte perene de energia e calor.

Bandeira
As sete cores do arco-íris compõem a bandeira cooperativista, como símbolo de paz, esperança e união na diversidade.