Fundcoop-removebg-preview

Cooperativismo

Princípios

O cooperativismo é regido por princípios universais, que definem as linhas pelas quais as cooperativas devem levar seus valores à prática. São eles:

Adesão voluntária e livre – Cooperativas são organizações voluntárias abertas, que garantem a possibilidade de ingresso para todas as pessoas, sem discriminações sociais, raciais, de sexo, políticas e religiosas, aptas a utilizar os serviços e dispostas a assumir suas responsabilidades de cooperado.

Gestão democrática pelos sócios – As decisões da cooperativa são tomadas, democraticamente, pelos sócios nas assembléias gerais. Os cooperados discutem, votam questões pertinentes à instituição e elegem seus representantes. Cada associado tem direito a um voto, independentemente do número de cotas-capital que possui.

Participação econômica dos sócios – A sustentação econômica de uma cooperativa é o seu capital social, que é formado a partir de contribuições dos próprios associados. Em contrapartida, os resultados financeiros apurados anualmente pela instituição são revertidos aos cooperados.

Autonomia e independência – Cooperativas são organizações autônomas, de ajuda mútua, que, ao firmarem acordos com outras organizações, sejam públicas ou privadas, devem fazê-los em condições que assegurem o controle democrático pelos seus sócios e mantenham a autonomia da instituição.

Educação, formação e informação – Ciente de seu papel institucional, a cooperativa trabalha com ações e recursos que visam educar e treinar seus associados, representantes eleitos, administradores e funcionários, capacitando-os para a prática cooperativista e contribuindo para sua atualização profissional. Além disso, adota medidas que buscam informar e conscientizar a sociedade sobre as vantagens da cooperação organizada.

Cooperação entre cooperativas – Trabalhando juntas, por meio de estruturas locais, regionais, nacionais e internacionais, as cooperativas atendem seus sócios mais efetivamente e fortalecem o movimento cooperativista.

Interesse pela comunidade – As cooperativas também têm como meta contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades onde estão localizadas. A fim de promover o bem-estar coletivo, elas são responsáveis por promover ações socioculturais, econômicas e educativas.